I.
Sua pegada digital é maior do que você pensa

Você deixa pegadas

Sua pegada digital não é feita só com o que você publica intencionalmente online. As informações que outras pessoas postam sobre você, os dados ocultos anexados a postagens (metadados), o registro de suas atividades online e as relações que podem ser feitas quando colocamos todas as suas informações em conjunto - tudo isso é parte da sua pegada digital.

Nossa recomendação

Verifique com uma rotina (exemplo: 1 vez ao mês) suas configurações de privacidade e as atualize, se possível, para limitar o compartilhamento não intencional de informações. Vamos mostrar como fazer isso no final desta página.

Como funciona

Pode ser surpreendente descobrir a quantidade de informações sobre suas atividades que são armazenadas, tratadas e compartilhadas online. Para começar, cada conexão com a Internet transmite automaticamente o endereço IP do remetente, junto a qualquer informação enviada pelo usuário - seja ela uma mensagem de e-mail ou o “envio” de uma solicitação para visualizar uma página da web. Em outras palavras, sempre que você visita um site você deixa um rastro! Sites e aplicativos armazenam esses e outros dados sobre o comportamento dos usuários - em alguns casos, até mesmo informações muito detalhadas, como onde o mouse passa, ou como seu dedo se move na tela.

Além disso, muitos aplicativos e dispositivos (como TVs, tablets e celulares) compartilham suas informações, às vezes sem que o usuário saiba claramente. Os apps geralmente comunicam a localização do dispositivo, bem como informações de configuração do usuário.

Conteúdo multimídia, como imagens, som e vídeo, geralmente contém metadados que não são visíveis sem um programa especializado para ler esses dados. Por exemplo, EXIF é um formato de metadados comum para imagens (como arquivos JPEG ou TIFF) que pode conter identificadores exclusivos como o local onde a foto foi tirada, a hora e até mesmo o número de série da câmera.

Mesmo quando você não está usando a Internet diretamente, suas atividades diárias geram dados. (princípio 9). Ir ao médico, fazer uma compra com cartão de crédito ou mesmo ligar a TV - todas essas atividades geram bits de dados que geralmente acabam online, tornando a sua pegada digital ainda maior.

Além de tudo isso, os dados coletados sobre uma mesma pessoa a partir de muitas fontes, incluindo informações postadas intencionalmente, metadados e informações fornecidas por outros, podem ser combinados para inferir ainda mais informações sobre essa pessoa. Por exemplo, um tweet dizendo que você está de férias, o nome em seu perfil do Twitter e bases de dado públicas vinculando esse nome ao endereço da sua casa podem ser usados ​​por um criminoso para identificar um bom alvo para um roubo. Técnicas de mineração de dados baseadas em estatísticas e lógica matemática podem ser usadas para encontrar padrões e fazer esses tipos de inferências em grande escala.

O que poderia acontecer?
Histórias do mundo real

Estudo descobre identidade de usuários da internet com 96,7% de acerto utilizando apenas metadados

Acessar

Revista Vice publica foto com foragido John McAfee, mas não apaga metadados de geolocalização

Acessar

O que você pode fazer

Altere a privacidade padrão:
Verifique suas configurações de privacidade em seus apps, softwares e contas online. O padrão muitas vezes é compartilhar todo tipo de informação com o maior público possível, por isso você vai precisar cancelar essa opção.

Escolha quais serviços você quer manter:
Se você não usa uma conta de um serviços há muitos meses e não tem intenção de voltar, é melhor deletá-la. O hábito de "abandonar" contas sem deletá-las aumenta, e muito, nossa pegada digital. Você pode acessar o site "Have I Been Pwned?" para descobrir se seus dados pessoais de contato já foram vazados em uma dessas contas abandonadas.

Como começar a diminuir
sua pegada digital

Apple: ajustes de privacidade

Acessar

Google: ajustes de privacidade

Acessar

Buscador: use o DuckDuckGo

Acessar

Facebook: ajustes de privacidade

Acessar

Instagram: ajustes de privacidade

Acessar

TikTok: ajustes de privacidade

Acessar

Twitter: ajustes de privacidade

Acessar

LinkedIn: ajustes de privacidade

Acessar

YouTube: ajustes de privacidade

Acessar

Princípios

Você está deixando pegadas

1

2

Não existe anonimato na Internet

3

A sua informação é valiosa

4

Alguém
sempre pode
te ouvir

5

Compartilhar
faz você perder o controle

7

O que acontece online é parte da vida real

8

A identidade do outro não é garantida

9

Você não
pode fugir
da internet

10

Privacidade
dá trabalho