VI.
Só porque algo não pode ser encontrado hoje, não significa que não possa ser encontrado amanhã

Mecanismos de busca estão melhorando o tempo todo

Todos os dias, mais dados são colocados online. Os motores de busca estão cada vez melhores, permitindo uma pesquisa “mais profunda” de mais tipos de dados.

Nossa recomendação

Monitore ativamente sua pegada digital.

Como funciona

O número de dispositivos, serviços e aplicativos conectados à Internet e o grande volume de informações disponíveis crescem diariamente. Ao mesmo tempo, o governo e a indústria estão disponibilizando mais dados ao público, incluindo informações que costumavam estar disponíveis apenas offline. Os registros em papel estão sendo digitalizados e podem ser pesquisados ​​por meio do reconhecimento óptico de caracteres (OCR). Pessoas compartilham mais situações de sua vida cotidiana e digitalizam mais mídias físicas, como fotos e vídeos antigos. 

Os usuários de dados (governos, organizações e indivíduos) sempre desejam uma melhor capacidade de recuperação e pesquisa. Como resultado, a academia e a indústria estão fornecendo uma pesquisa “mais profunda” de mais tipos de dados, incluindo a pesquisa semântica de texto e técnicas de recuperação de multimídia que podem localizar imagens e vídeos por recursos de seu conteúdo. Em geral, essas técnicas seguem uma mesma tendência: o que governos e empresas podem fazer hoje, amanhã poderá ser feito também por indivíduos.

O que poderia acontecer?
Histórias do mundo real

O que Crivella tem em comum com a cantora Barbra Streisand no caso de HQ com beijo gay

Acessar

Cellebrite | Como funciona o app usado para recuperar provas no Caso Henry

Acessar

O que você pode fazer

Forneça apenas as informações pessoais necessárias:
Por exemplo, antes de inserir qualquer informação em um formulário - online ou mesmo em papel - ou permitir que um aplicativo ou serviço acesse informações sobre você (incluindo sua localização atual ou seus contatos), pergunte a si mesmo para que eles precisam. Se a empresa ou provedor de serviços não precisa dessas informações para fornecer o serviço que você deseja:

Não dê a eles a informação;            
Forneça informações inventadas;*
Escolha outra forma de obter esse serviço.            

*Ao criar informações, fique dentro dos limites legais; geralmente não é uma boa ideia inventar informações em formulários do governo ou ao fazer negócios com bancos ou outros serviços altamente regulamentados.

Como monitorar sua
pegada digital

Conheça a Mine
(inglês)

Acessar

Crie um alerta
pelo Google

Acessar

Seus rastros digitais
em um dia

Acessar

Princípios

Você está deixando pegadas

1

2

Não existe anonimato na Internet

3

A sua informação é valiosa

4

Alguém
sempre pode
te ouvir

5

Compartilhar
faz você perder o controle

7

O que acontece online é parte da vida real

8

A identidade do outro não é garantida

9

Você não
pode fugir
da internet

10

Privacidade
dá trabalho