VII.
O mundo online é inseparável do mundo “real”

O que acontece online é parte da realidade

Suas atividades e comunicações online fazem parte da sua vida tanto quanto suas atividades e comunicações offline; elas estão interligadas e podem afetar sua vida e relacionamentos da mesma maneira.

Nossa recomendação

Compartilhe informações como se todos pudessem vê-las e interpretá-las da pior maneira possível.

Como funciona

É muito fácil pensar na Internet como um mundo separado e assumir que nossas identidades, ações e relacionamentos online estão de alguma forma isolados do nosso eu do “mundo real”. Essa ilusão de separação é operada individualmente sempre que acessamos a Internet - mas (quase) todas as outras pessoas com as quais interagimos online estão usando a mesma tecnologia para acessar os mesmos sites e serviços. Na verdade, você não pode nem mesmo evitar o “mundo” online deixando de usar os serviços online; outras pessoas, empresas e organizações ainda compartilharão informações sobre você. (princípio 9).

Uma vez que as informações sobre nós são compartilhadas online, elas se tornam parte do que outras pessoas sabem ou podem descobrir sobre nós - e as pessoas não têm uma linha divisória rígida em suas mentes entre as informações que obtêm da Internet e qualquer outro tipo de informação.

As atividades online pode ser usadas por outras pessoas para tomar decisões sobre nós. Por exemplo, muitos empregadores, e até mesmo algumas faculdades, analisam o conteúdo de mídia social de um funcionário ou aluno em potencial antes de contratá-lo ou aceitá-lo (princípio 3). A conexão entre contextos não é exclusiva da Internet; da mesma forma, nossa escola ou vida profissional estão conectadas às nossas vidas sociais e podemos ser julgados em um contexto pela forma como nos comportamos no outro. No entanto, a maneira como as informações persistem e são replicadas na Internet (princípio 5) adiciona uma nova dimensão de complexidade.

O que poderia acontecer?
Histórias do mundo real

Atriz de The Mandalorian é demitida após post ofensivo sobre o Holocausto

Acessar

43% dos brasileiros se envolveram com bullying entre 2019 e 2020, diz pesquisa

Acessar

O que você pode fazer

Use sua imaginação:
Na sua cidade, existem bairros mais perigosos do que outros, correto? Da mesma forma, na Internet existem serviços (de busca, e-mail, navegadores) que são mais seguros e que protegem mais a sua privacidade.

Quais "bairros" são mais seguros

Navegador: 
Brave

Acessar

Navegador: 
Tor

Acessar

Navegador: 
Firefox

Acessar

Mensageiro:
Signal

Acessar

Criptografar arquivos: VeraCrypt

Acessar

Gerenciador de senhas: Bitwarden

Acessar

VPN:
Mullvad

Acessar

VPN:
ProtonVPN

Acessar

Documentos: 
Joplin

Acessar

Princípios

Você está deixando pegadas

1

2

Não existe anonimato na Internet

3

A sua informação é valiosa

4

Alguém
sempre pode
te ouvir

5

Compartilhar
faz você perder o controle

7

O que acontece online é parte da vida real

8

A identidade do outro não é garantida

9

Você não
pode fugir
da internet

10

Privacidade
dá trabalho