X.
Só você tem interesse em manter sua privacidade online

Privacidade dá trabalho

As políticas de privacidade em geral são escritas para proteger esses provedores de ações judiciais, não para proteger a privacidade dos usuários. Ainda que tenhamos a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, sua privacidade é também uma responsabilidade sua.

Nossa recomendação

Incentive os legisladores a desenvolver e aplicar regulamentos de privacidade abrangentes, eduque a si mesmo e outros sobre medidas proativas de proteção da sua privacidade.

Como funciona

A privacidade não está embutida na arquitetura da Internet. Até recentemente, poucos engenheiros e cientistas da computação consideravam as consequências para a privacidade dos usuários ao projetar uma nova tecnologia de comunicação; na verdade, a privacidade tem sido um "pensamento tardio" para quem programava (ainda que isso possa estar mudando). Padrões consistentes ou melhores práticas para privacidade de dados são poucos e não foram amplamente adotados em todo o setor. 

A privacidade tende a ser corroída se não for mantida ativamente, porque organizações se beneficiam quando você compartilha mais dados. As configurações de privacidade padrão para a maioria dos aplicativos e serviços são as configurações que fornecem o mínimo de privacidade, e as letras miúdas das políticas de privacidade geralmente permitem que os provedores coletem e compartilhem seus dados com terceiros.

Em outras palavras, só porque uma empresa tem uma “política de privacidade” não significa que ela tenha algo para protegê-lo. Além disso, o que quer que esteja escrito na política de privacidade de um aplicativo ou site não reflete necessariamente quais dados estão realmente sendo coletados e o que é feito com eles, porque os advogados que escrevem as políticas e os engenheiros que implementam o aplicativo ou site geralmente não falam uns com os outros.

O que poderia acontecer?
Histórias do mundo real

Cinco vezes em que famosos tiveram seus dados vazados

Acessar

Jojo Todynho faz B.O. contra ex que pediu R$ 50 mil para não vazar nude

Acessar

O que você pode fazer

Eduque-se e compartilhe:
Eduque-se sobre as leis e políticas existentes sobre os tipos de informações pessoais que podem ser rastreados, compartilhados com terceiros ou tornados públicos. Mas também tenha em mente que nem todo mundo segue a lei!

Continue aprendendo sobre ferramentas e princípios de privacidade e compartilhe o que aprendeu com seus amigos e familiares.

Como continuar
se educando

Surveillance Self-Defense

Acessar

GoFOSS

Acessar

PrivacyTools

Acessar

ProTools

Acessar

Princípios

Você está deixando pegadas

1

2

Não existe anonimato na Internet

3

A sua informação é valiosa

4

Alguém
sempre pode
te ouvir

5

Compartilhar
faz você perder o controle

7

O que acontece online é parte da vida real

8

A identidade do outro não é garantida

9

Você não
pode fugir
da internet

10

Privacidade
dá trabalho